Resumo semanal da novela Escrava Mãe (de 05/09/2016 a 09/09/2016)

0
14
Partilhar no Facebook
Tweet no Twitter

Resumo das Novelas da Record. Confira o resumo dos próximos capítulos da novela Escrava Mãe, do dia 05 de setembro ao dia 09 de setembro de 2016:

Acontece na novela Escrava Mãe de segunda-feira, dia 05/09/2016 – Capítulo 68

Miguel e Maria Isabel se enfrentam e diz que ela não fará nada contra Juliana.

Teresa pergunta a Juliana como descobrir se ela e Miguel são irmãos. Teresa dá sua palavra a Juliana e promete reverter a história. Almeida e Maria Isabel dançam na sala, triunfantes. Quintiliano está com os olhos abertos, sozinho no quarto. Tomás parece indignado diante de Filipa que diz que não irá esquecer Violeta sem apresentar um motivo convincente. Catarina vai até a câmara falar de Osório que foi dado como morto e que está rondando a vila.

Loreto diz que mandará fazer uma busca. Rosalinda chega na pensão furiosa e grita que dr. Pacheco só pode estar de conluio a Petúnia, uma vez que, resolveu aumentar o aluguel da pensão. Irani entra no armazém e resmunga consigo mesma e começa a limpar o balcão. Belezinha chega animada e diz que o encontro com Urraca foi maravilhoso e que aprendeu muito sobre nobreza. Irani dá a notícia que Miguel se casou com Maria Isabel.

Átila espantado diante de Nestor ao saber que Miguel se casou enganado. Guilherme sugere a Loreto a dar uma festa pois a vila está muito crítica com os últimos acontecimentos. Esméria vai ao quarto de Miguel deixar alguns lençóis e se oferece para fazer o que pedir. Miguel pede para ver Juliana e Esméria se nega a fazer. Miguel diz a Esméria que é cumplice dos planos de Maria Isabel e a acusa de ser tão ruim e desprezível quanto sua sinhá.

Almeida e Maria Isabel entram no gabinete e ela fecha a porta. Maria Isabel interrompe Almeida com um beijo. Dr. Pacheco examina Quintiliano que não responde diante dos filhos ansiosos. Juliana conta a Sapião que pode contar com Teresa novamente. Loreto leva os pertences de Miguel até o engenho. Almeida chega e Miguel discute com ele e os dois brigam. Miguel dá um soco em Almeida. Almeida imobiliza Miguel e diz que quanto mais o enfrentar, sua vida será um inferno.

Juliana joga capoeira com Sapião e tia Joaquina observa. Teresa está no quarto com uma armação de ferro na perna defeituosa. Ela aperta a bota, sua perna está quase ferida. Almeida entra e se espanta com o que vê. Almeida arranca a bota e joga fora e proíbe Teresa de voltar a usá-la. Beatrice invade a casa de Quintiliano para visita-lo e fica emocionada ao ver que acordou.

Miguel entra no quarto com seus pertences e vê Maria Isabel a sua espera com pétalas espalhadas pelo local. Miguel pega um travesseiro e um lençol e dorme no chão. Amanhece e Juliana se depara com Miguel sentado em sua cama. Urraca feliz em ver Almeida. Beatrice e Teresa tomam café da manhã e Maria Isabel chega e pergunta por Miguel. Maria Isabel se adiante até Juliana e pega no seu braço que se desvencilha.

Acontece na novela Escrava Mãe de terça-feira, dia 06/09/2016 – Capítulo 69

Maria Isabel encara Juliana, surpresa. Beatrice e Teresa levantam, tensas com a discussão entre as duas. Juliana se desculpa e Maria Isabel pede para repetir mais alto. Teresa e Maria discutem e Maria Isabel dá um tapa em Teresa. Na câmara Miguel conversa com Guilherme e diz que foi atraído para a fazenda para casar a força com Maria Isabel. Urraca se desespera diante de Almeida que não quer ajuda-la com a dívida. Dr. Pacheco vai até a pensão com Petúnia e pede que Rosalinda a hospede novamente.

Rosalinda nega, mas volta atrás. Beatrice repreende Maria Isabel e pede para ela se comportar ou ir para casa que herdou na capital e Maria Isabel se ofende. Maria Isabel conversa com Esméria e pede que fique o tempo todo perto de Miguel para depois lhe contar tudo. Bá Teixeira faz a higiene em Quintiliano e quando tenta sair ele segura firme e a assusta. Quintiliano tenta falar alguma coisa, mas não consegue.

Catarina recebe alguns escravos e diz a Tozé que serão os responsáveis por procurar por Osório. Guilherme diz a Miguel que não pode anular o casamento, mas pode cobrar todas as dívidas que tem em aberto. Miguel quer trocar seus bens pela liberdade de Juliana. Beatrice conversa com Juliana que pensa em enviá-la para a casa da tia Elza. Juliana implora para ficar e avisa que não causará problemas com Maria Isabel. Almeida recusa a oferta de Miguel.

Juliana ajuda no ferimento de Teresa e as duas conversam. Miguel bebe água enquanto conversa com Irani e Nestor e diz que caiu em uma armadilha. Loreto está furioso diante do soldado Crisaldo que diz que a condessa Catarina está decidida a encontrar Osório. Petúnia ensaia novos passos de dança para algumas florzinhas e Almeida e Zé leão entram na pensão. Almeida fica fascinado por Petúnia. Almeida quer conversar com Petúnia que diz que é comprometida.

Guilherme a cavalo se aproxima e espia o local onde Teresa costuma ler. Teresa aparece. Guilherme diz a Teresa que não conseguiu anular o casamento de Miguel e lhe deseja uma boa gravidez. Eles se abraçam e não percebem Maria Isabel de longe observando tudo. Miguel caminha pela mata e vai até um ponto de encontro de escravos e é cercado por homens armados. Miguel mostra os documentos aos homens que baixam as armas.

Beatrice visita Catarina e pede que ela visite Quintiliano e acompanhe sua recuperação. Loreto adentra o palacete e diz que a condessa não pode enviar escravos para capturar Osório. Miguel conversa com os traficantes e escravos e lhes diz que dará a cada um sua carta de euforia e pagará a viagem de volta para aqueles que querem retornar a Africa. Traficantes e escravos emocionados. Esméria está por ali e se emociona também. Juliana está no quarto e escreve emocionada. Almeida entra e Juliana se assusta.

Acontece na novela Escrava Mãe de quarta-feira, dia 07/09/2016 – Capítulo 70

Juliana está assustada diante de Almeida que se aproxima devagar. Almeida conta a Juliana que Miguel ofereceu um alto valor para libertá-la, mas recusou. Miguel assina alguns papeis que os escravos têm em mãos.

Escravos choram e comemoram e agradecem a Miguel. Maria Isabel ameaça Teresa contar a Almeida sobre o encontro que teve com Guilherme. Teresa dzi que foi encontro de amigos. Maria Isabel quer em troca que Teresa afaste Juliana de Miguel. Almeida pede um beijo a Juliana. Rosalinda discute com Petúnia que revela que Rosalinda deixou uma criança na roda dos enjeitados. Rosalinda parte para cima de Petúnia. Alguns instantes e com ajuda de outras florzinhas, Petúnia e Rosalinda fazem um acordo e se tornam sócias da pensão. Tomás e Filipa estão no quanto misterioso e ficam em choque.

Esméria segue Miguel pela mata e entra na cabana onde foi mantido em cativeiro. Osório tem um faca na mão e já avança sobre Miguel. Loreto está irritado diante dos escravos de ganho contratados pela condessa e que seguram bandidos capturados. Miguel briga com Osório e o derruba no chão e toma a faca dele.

Miguel obriga Osório contar a verdade. Osório revela que o pai de Miguel nunca se envolveu com uma escrava. Miguel fica aliviado com a resposta e Osório pede a recompensa. Miguel ataca Osório e os dois voltam a brigar. Miguel imobiliza Osório com a faca em seu pescoço. Esméria vê tudo de longe. Osório diz a Miguel que não ele quem matou seus pais. Osório diz a Miguel que seu pai não pagou por um lote de escravos.

Miguel tira um saco de moedas e paga a Osório. Miguel entende que Custódio devia a seu pai e deduz que ele seria o autor da morte de seu pai e que Quintiliano também estaria envolvido. Osório também revela que o terceiro participante da morte de seu pai foi Gaspar Almeida, pai de Almeida. Tomás e Átila conversam e Tomás diz que descobriu todo o passado de seu pai e está decepcionado. Sapião diz a Urraca que ouviu de Genésio que Guilherme tem uma pepita de ouro.

Guilherme analisa a pepita e percebe a presença de Genésio que estava por ali e fecha o baú. Quintiliano está sentado na cama e consegue fazer um movimento brusco e derruba a moringa no chão. Guilherme está assustado e Quintiliano encara Genésio, com expressão de ódio. Esméria procura por Miguel na mata e Osório a surpreende. Juliana se surpreende com a chegada de Miguel que está ofegante. Miguel revela a Juliana que não são irmãos e propõe a Juliana fugir com ele.

Acontece na novela Escrava Mãe de quinta-feira, dia 08/09/2016 – Capítulo 71

Juliana está espantada com a proposta de Miguel em querer fugir e tenta acalmá-lo. Esméria está apavorada diante de Osório e grita por socorro. Genésio vê Guilherme mexer no baú com a pepita de ouro e Quintiliano se despera, porém sem se mexer. Átila e Tomás planejam uma revolução e vão a rua convidar pessoas para participarem de uma reunião. Violeta e Rebeca querem ajudar as mulheres e planejam também convidar pessoas na rua. Maria Isabel invade o quarto de Juliana a procura de Miguel.

Carregando...

Juliana conta a tia Joaquina que Miguel descobriu que eles não são irmãos. Miguel procura por documentos nas gavetas do gabinete e encontra alguns documentos e Almeida chega. Urraca visita Guilherme que revela que Quintiliano não está bem e aconselha a voltar outra hora. Guilherme insiste e consegue ver Quintiliano e pede ajuda, mesmo ele estando acamado e imóvel. Teresa está feliz diante de Juliana e diz que se tem alguma intenção de fugir com Miguel, tem o apoio dela.

Maria Isabel está irritada diante de Beatrice pois ninguém consegue encontrar Esméria. Dr. Pacheco examina Maria Isabel e revela que está realmente grávida. Catarina abre as gavetas e acha alguns livros de registros no gabinete da casa de Quintiliano. Juliana está pensativa ao descobrir que Maria Isabel está grávida de Miguel.

Maria Isabel dá ordem a Juliana que vá atrás a Esméria sozinha. Juliana se nega. Maria Isabel propõe que se Juliana encontrar Esméria pedirá a liberdade a Almeida. Bá Teixeira entende a dor de Catarina e ajuda com alguns documentos. Catarina acha o nome de sua irmã nos documentos e se emociona. Osório solta as amarras de Esméria que está fraca, maltratada. Osório diz que vai levar Esméria para a venda de escravos e Esméria entra em pânico. Maria Isabel diz a Zé Leão que é para seguir Juliana na mata e matá-la. Zé Leão se recusa.

Acontece na novela Escrava Mãe de sexta-feira, dia 09/09/2016 – Capítulo 72

Zé Leão está pasmo diante da ordem de Maria Isabel. Catarina muito nervosa diante do documento que tem nas mãos.

Miguel caminha pela vila e é alcançado por Almeida. Almeida ameaça Miguel e diz que se arrependerá de se intrometer com os grandes senhores da região. Miguel encara Almeida. Zé Leão nega fazer o que Maria Isabel pede. Quintiliano na cama com os olhos fixos em Catarina que está bastante ansiosa. Guilherme chega e se depara com a situação.

Guilherme puxa Catarina pelo braço e Bá Teixeira vai atrás. Guilherme pede que Catarina deixe seu pai em paz e que ela está proibida de entrar na casa novamente. Almeida vai até Urraca e diz que Miguel está irredutível em sua decisão e pede que coloque a casa a venda o quanto antes. Urraca diz a Almeida que Guilherme vai salvar o engenho e que tem uma pepita de ouro. Um ourives examina a pepita de ouro diante de Guilherme.

O ourives orienta que Guilherme deve deixar a pepita no cofre da câmara por garantia, Guilherme recusa. Almeida reage, incomodado, diante de Urraca. Almeida vai embora e deixa Urraca atônita. Tia Joaquina não deixa Juliana sair pela mata a procura de Esméria. Catarina visita Beatrice e elas conversam sobre Quintiliano. Catarina quer perguntar sobre o falecido marido de Beatrice, mas ela não se sente bem e fica tonta quase desmaia.

Catarina grita por ajuda e Tito Pardo aparece para ajudar. Juliana fica sozinha com Catarina e pede para conversar na casa de tia Joaquina. Elas saem e Maria Isabel escuta tudo escondida e as seguem. Petúnia conversa com dr. Pacheco que pergunta se está tudo em paz na pensão. Petúnia responde que está entendendo com Rosalinda e que ela concordou em compartilhar a chefia da pensão. Juliana conversa com Catarina e explica o sumiço de Esméria.

Maria Isabel escuta tudo escondida. Catarina conta a Juliana sobre o motivo de sua permanência na vila. Juliana promete que fará tudo para ajudar Catarina encontrar a irmã. Maria Isabel ouve a conversa e lembra de uma conversa com Esméria na infância sobre seu verdadeiro nome. Maria Isabel fica atordoada, ainda escondida. Beatrice está na cama e chora copiosamente e abraça Tito Pardo e tem devaneios com Quintiliano. Catarina pede que Juliana que ajude a encontrar os documentos quando Maria Isabel se revela com raiva. Maria Isabel faz ironia com Catarina já se coloca diante de Maria Isabel e a encara.

Maria Isabel discute com Catarina que conversa com Juliana. Maria Isabel vai dar um tapa em Juliana e Catarina segura sua mão. Irani conversa com Zé Leão que parece aborrecido. Irani percebe. Miguel entra na casa de Urraca e pede para deixar o local. Maria Isabel e Catarina se estapeiam. Urraca se humilha diante de Miguel para não ser despeja e Miguel diz que precisa do dinheiro para uma causa nobre. Maria Isabel se descontrola e Juliana tenta ajudá-la. Maria Isabel fica tonta e cai sobre um móvel. Esméria pede a Osório que não a venda. Almeida chega e vê Maria Isabel caída no chão e Juliana se apavora.

Maria Isabel diz a Almeida que Catarina esteve no engenho a procura de documentos que revela o paradeiro de sua irmã. Maria Isabel revela a Almeida que Esméria é irmã da condessa e que ela não pode saber. Maria Isabel sente fortes dores na barriga. Zé Leão desabafa diante de Irani. Maria Isabel está deitada e Teresa ao seu lado, Miguel chega e Maria Isabel se faz de coitada. Nestor se irrita com Irani que ajuda Zé Leão que se queimou com uma panela.

Dr. Pacheco examina Maria Isabel e diz que ela precisa de repouso. Tomás e Átila se encontram as escondidas e Tomás mostra alguns panfletos sobre atos conta o comércio de escravos. Amanhece e Juliana está bastante tensa diante de Almeida que faz um carinho em seu braço. Almeida puxa Juliana pelo braço e pega uma caixa de instrumentos de tortura.

Juliana está apavorada diante de Almeida que mexe nos instrumentos de tortura. Miguel diz a Maria Isabel. Almeida mostra os instrumentos a Juliana e pede que se afaste de Miguel. É grande a animação na pensão. Petúnia no palco, ao lado de Rosalinda, que está tensa. Todos os homens levantam a mão, animados. Rebeca, Filipa e Violeta reúnem as mulheres no solar da condessa para a reunião. Um leilão é feito na pensão e Loreto disfarçado ganha a aposta e tem o direito de uma dança exclusiva com Rosalinda que não percebe que é ele. Quintiliano está no quarto e vê que alguém entra e rouba o baú com a pepita e ele vê tudo, mas finge que dorme.

Loreto no quarto se revela para Rosalinda que sorri. Tozé com Catarina tomam café e Tozé revela a Catarina que Rebeca ficou frustrada com a reunião de mulheres. Catarina faz que vai sair e tia Joaquina chega e diz que Juliana foi para a senzala pelo ocorrido no dia anterior. Zé Leão diz a Almeida que Maria Isabel o demitiu porque não fez o que ela queria. Guilherme conversa com Quintiliano que faz um esforço grande e aponta para o armário. Genésio está no mato e encontra o cativeiro de Esméria e não vê ninguém. Guilherme não vê o baú no armário e se desespera.

Juliana está acorrentada e Miguel chega até a senzala. Dr. Pacheco examina novamente Maria Isabel e lamenta dizer que ela pode ter perdido o bebê. Miguel pergunta a Tito Pardo onde estão as chaves das correntes. Miguel volta a casa com um instrumento de tortura e assusta Almeida e Zé Leão que estão por ali. Miguel exige que soltem Julliana. Guilherme acusa Almeida de ter roubado a pepita de ouro. Zé Leão solta Juliana diante de Miguel. Guilherme pede para Bá Teixeira chamar Genésio e ela diz que ele fugiu. Guilherme diz que ele então deve ter roubado a pepita.

Juliana pede permissão a Almeida para ir a vila tentar ajudar encontrar Esméria e ele autoriza. Miguel leva Nestor, Irani e Belezinha até a casa de Urraca e pergunta se ela tem o dinheiro para pagá-lo e que já tem os novos moradores. Urraca fica em choque ao vê-los e desmaia. Catarina discute com Loreto que não quer enviar os homens para a mata novamente. Juliana vai entrando e ouve Catarina dizer que Esméria é sua irmã.

Loreto está surpreso diante de Juliana e Catarina. Catarina conta como descobriu tudo e Juliana se comove. Osório arrasta Esméria diante dos compradores de escravos que a examinam enquanto Esméria se desespera. Miguel acorda Urraca com tapinhas no rosto, ela briga, esbraveja e Miguel diz ela pode ficar na casa de Nestor. Batidas na porta, Sapião abre é vê Juliana e Catarina que pedem ajuda. Urraca aproveita a oportunidade e implora que Catarina lhe ajude. Miguel também se dispõe a ir até o esconderijo. Juliana explica a Sapião que Esméria é irmã de Catarina.

Miguel e Sapião saem rapidamente com elas. Esméria consegue tirar a venda com as mãos amarradas e disfarça e afrouxa as cordas das mãos e dos pés sem ser vista por Osório. Ela vai correr, mas Osório logo percebe e corre atrás dela, mas ele a alcança novamente. Guilherme conversa com um capitão do mato sobre Genésio e oferece uma recompensa para quem captura-lo. Urraca está com a trouxa na mão. Petúnia briga com Rosalinda que não recebeu o valor pelo leilão. Tia Joaquina conversa com Maria Isabel que Esméria continua sumida. Maria Isabel começa a sentir sua falta. Sapião acaba sendo capturado pelos capitães que procuram por Genésio.

Miguel, Juliana e Catarina continuam a busca por Esméria e se preocupam com Genésio que se separou. Sapião luta com os homens e Miguel aparece, eles correm. Urraca está diante de Beatrice, que parece surpresa. Gonzalina carrega as trouxas de Urraca. Beatrice aceita Urraca no engenho e ela já se acomoda no sofá. Maria Isabel sente dor e procura se mexer um pouco na cama. Miguel e os demais avistam o local da venda de escravos. Juliana avista Esméria mais afastada, amarrada. Catarina grita que não pode leva-la e Osório se espanta, assim como Esméria que olha para trás e parece reconhecer Catarina.

Carregando...

DEIXE UMA RESPOSTA Cancelar resposta